Corpus Christi 2024: após quase 10 anos, tapetes voltam a ser realizados ao longo da Avenida Brasil

09/05/2024 11:05
4 minutos de leitura
Corpus Christi 2024: após quase 10 anos, tapetes voltam a ser realizados ao longo da Avenida Brasil

A Igreja Católica de todo o mundo, se prepara para celebrar no próximo dia 30 de maio, Corpus Christi. Na Arquidiocese de Cascavel, um costume que há muitos anos era tradição, voltará a encantar a principal avenida do município. Neste ano, o “tapete de Corpus Christi” será confeccionado em toda a extensão da Avenida Brasil, entre a paróquia Santo Antônio e a Catedral Nossa Senhora Aparecida. 

Desenvolvido por centenas de mãos, por pessoas de todas as idades, o tapete terá a extensão de quase dois mil metros, e envolverá as paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese. Ao todo, espera-se mais de mil voluntários na confecção do tapete, que terá início às 8h. A Santa Missa acontece às 15h, em frente à Paróquia Santo Antônio, nas proximidades da Praça do Migrante. A Celebração será presidida pelo bispo administrador apostólico, Dom Paulo Antônio de Conto.


PROCISSÃO

Na Arquidiocese de Cascavel, assim como nos anos anteriores, haverá uma grande procissão com o Santíssimo Sacramento exposto. Neste ano, o evento traz como reflexão: "Fraternidade e Amizade Social", propondo como gesto concreto a doação de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, a serem enviados às vítimas da tragédia registrada no Estado do Rio Grande do Sul. 

Ao longo do trajeto, estão previstas quatro paradas para contemplação do Santíssimo exposto e também meditação dos temas propostos. Ao fim, em frente a Catedral, será realizada a benção solene para todos os fiéis participantes. 


SOBRE CORPUS CHRISTI

A solenidade de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. Este é um dia que deve ser vivido com profundidade, pois é voltado para a oração e contemplação. 

Neste dia, os fiéis católicos celebram o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.  Essa data foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Durante a Festa de Corpus Christi as ruas são ornamentadas para que por ela se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa procissão nos lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida. Antes o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o Maná. Hoje, graças a Instituição da Eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo.