Reitores e seminaristas participaram da 43ª Assembleia da OSIB, em Guarapuava (PR)

26/01/2024 11:01
5 minutos de leitura
Reitores e seminaristas participaram da 43ª Assembleia da OSIB, em Guarapuava (PR)

Cerca de 60 padres reitores de seminário e seminaristas participaram da 43ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul 2 da CNBB, que aconteceu na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), dos dias 22 a 25 de janeiro. “Processos psicoafetivos e autocuidado” foi o tema abordado nos três dias de assembleia, assessorado pela religiosa irmã Silvia Cristina Maia, das Irmãs da Copiosa Redenção. O encontro também contou com a presença do bispo de Foz do Iguaçu (PR) e referencial para a OSIB no Paraná, dom Sergio de Deus Borges.  

A temática foi desenvolvida ao longo de 11 conferências, intercaladas com momentos de trabalho em grupo e partilhas. Segundo irmã Silvia, na formação sacerdotal há uma ênfase muito grande na dimensão intelectual, deixando a dimensão psicoafetiva um pouco de lado. “Estamos refletindo nesses dias sobre esse lado tão obscuro ainda para o ser humano, que são os seus afetos, no que eles influenciam, inclusive na parte intelectual. É uma reflexão bastante profunda, participativa, com essa característica diferente aqui no Paraná, que reúne formadores e formandos”, afirmou ela.  

Além do estudo do tema, a assembleia foi marcada por momentos de oração e espiritualidade e pela convivência fraterna e partilha das alegrias e adversidades que cada reitor e seminarista vive. “Uma característica marcante da assembleia da OSIB é o que acontece fora da sala de palestra. São os diálogos, as conversas, as interações. Percebemos um pouquinho como está caminhando a formação nas outras dioceses, as vezes tão próximas de nós, mas que acabamos não dialogando. Então, a assembleia é sempre esse momento de encontro, fraternidade entre os formadores e seminaristas, e também de crescimento formativo. É uma grande graça e oportunidade poder participar”, disse padre Hélio Guimarães, da diocese de Ponta Grossa (PR).  

O presidente da OSIB-PR, padre Sandro Ferreira, da arquidiocese de Maringá (PR), avaliou que a assembleia foi muito participativa, envolvente e com um clima muito fraterno entre formadores e formandos. “A Ir. Silvia conduziu as reflexões de modo bastante profundo, com eficiência, com fundamentação e exemplos práticos. Isso despertou o interesse dos participantes nas reflexões. Foi uma excelente experiência de fraternidade o que vivemos nesses dias na assembleia da OSIB”, disse ele. 

Dom Sergio explicou que em sua missão como bispo referencial da OSIB ele representa todo o episcopado paranaense junto aos formadores e formandos. “Aqui na assembleia, eu represento todos os bispos. Eu venho, em nome do episcopado paranaense, dizendo que nós estamos juntos, acompanhamos, e queremos contribuir e acolher a contribuição deles, a fim de que o processo formativo e a caminhada da Igreja sempre mais cresça e se desenvolva”, afirmou o bispo. 

A OSIB no Regional Sul 2 da CNBB 

A missão da OSIB é refletir sobre os desafios da formação. Em cada assembleia é refletido sobre uma temática específica da formação, sempre a partir das dimensões: pastoral, espiritual, intelectual, humano-afetiva, comunitária. Dessa forma, o organismo busca ajudar as dioceses no processo formativo, dando uma unidade a esse processo dos futuros sacerdotes, em nível de propedêutico, filosofia e teologia. Dentro desse processo, a OSIB propicia aos formadores e formandos momentos de formação, encontros de estudos dentro dos temas da atualidade.  

A OSIB é composta por uma comissão em nível nacional e uma comissão em nível regional. A comissão regional é composta pelos formadores, que são os reitores, vice-reitores, orientadores espirituais e todos que trabalham na formação presbiteral, em todas as etapas. 

No Paraná, a OSIB promove, anualmente, uma assembleia no mês de janeiro, que reúne formadores e formandos. A OSIB nacional, por sua vez, promove um encontro para orientadores espirituais, que acontece no mês de março; uma assembleia anual, que acontece em julho, com a presença de formadores de todo Brasil; e também um encontro com os psicólogos(as) que ajudam na formação presbiteral.  

Fonte: CNBB Regional Sul II
Tags: